6 Erros que te impedem de ser aprovado em concursos públicos para fisioterapeuta

Agora, quero falar de alguns pontos importantes para você chegar mais rápido à sua aprovação em concursos públicos para fisioterapeuta. Anote aí que essas informações são valiosas.

1 – Sair prestando várias provas, sem um foco específico;

Com a vontade de ser aprovado, muitos pensam que simplesmente fazer várias provas lhes abrirá mais oportunidades de passar, mas não é assim que funciona. Acontece que determinadas provas exigem matérias específicas diferentes, então você não aproveita as mesmas matérias para outras provas.

Enfim, o resultado na grande maioria das vezes é a reprovação. E com pouco conhecimento sobre a área dos concursos de fisioterapia, muitos abandonam a ideia de estudar para concursos.

2 – Inexperiência em provas, pois a faculdade não nos prepara para concursos públicos para fisioterapeuta;

Diante de tanto conteúdo que aprendemos na faculdade, da teoria à prática, a faculdade nos prepara em relação ao que poderemos vivenciar nos atendimentos fisioterapêuticos, porém, quando o assunto é ingressar no mercado de trabalho, a faculdade não especifica as rotas que poderíamos seguir após terminarmos, desde a abertura de consultório até o ingresso no mercado de trabalho.

Também não são estudadas estratégias de ensino para executar provas de concursos públicos para fisioterapeuta, ou seja, como são cobradas as matérias estudadas para esses tipos de provas.

3 – Não conseguem analisar o edital de forma clara;

No edital encontram-se todas as informações referentes ao concurso, mas muitos não o leem e vão direto para a página de inscrição. Isso pode gerar falta de clareza quanto às informações básicas, como datas e horários, matérias cobradas, o que pode levar no dia da prova, se for prova de títulos (quais títulos podem ser entregues), além de informações sobre as funções do cargo, carga horária de trabalho, remuneração, entre outras. A falta de clareza nesses dados, que são entregues no edital, pode ser aqueles pontinhos que você precisa para ser aprovado e tomar posse do seu cargo público.

4 – Querem dominar disciplinas inteiras e não saem do lugar;

Outro problema comum é o candidato se sentir inseguro e querer “dominar tudo” de certa disciplina antes de dar continuidade. O primeiro problema disso é que, dependendo da forma como você estuda (por exemplo, vídeo aulas de conteúdos específicos), claramente não vai dar tempo de estudar metade do conteúdo até o dia da prova. E esse não é o único problema: é bem provável que, por causa disso, você não intercale disciplinas diferentes, o que ajuda no seu processo de aprendizagem.

5 – Quando chega o dia da prova, o nervosismo acaba atrapalhando na execução da prova;

Normalmente, o que acontece no dia da prova para a grande maioria é: não organizam o material que podem levar; o local onde vão ficar (caso não residam na cidade); as condições para chegar no local da prova; não confirmam o horário de abertura e fechamento dos portões; não se vestem adequadamente; e, para finalizar com chave de ouro, quem estudou talvez comece a tremer na base (nervosismo, tensão, alguns pensamentos negativos)… E por que isso é ruim? O dia da prova por si só já é um desafio, convencer sua mente de que não precisa ter medo ou insegurança já é o bastante. Agora imagine uma mente despreparada, mais frágil e todo o ambiente ao redor em caos: vai de carro e não tem estacionamento, vai em grupo e sempre tem aquele problemático, não levou roupa adequada, pois o clima da sala fica estressante, muito frio ou muito quente, a adrenalina de quem chega atrasado, o risco de passar a questão errada para o gabarito. Parece besteira, mas quando você sai do centro-oeste do país para fazer uma prova próxima à terra da garoa, pense no desconforto do clima que você sente.

6 – Compram diversos materiais, mas não conseguem organizar uma rotina de estudos;

É comum pensar que o primeiro passo para ser aprovado em concursos públicos para fisioterapeuta é começar comprando vários materiais específicos da área, sejam livros ou videoaulas. Então, você compra e percebe que o conteúdo do material é muito mais extenso do que o solicitado na prova. Enfim, começa a estudar e, para piorar, foca apenas no que mais gosta porque flui melhor.

E aqui começa uma série de problemas:

Primeiro, você acaba investindo em muito material que nunca vai usar;

Segundo, dependendo do material escolhido, ele pode não seguir a ordem do que é mais cobrado pela banca.

Terceiro, o material é genérico, pois uma mesma gravação pode servir para vários editais. O problema é que, se for para estudar tudo, você vai gastar muito tempo aprendendo conteúdo que já viu na faculdade, e ao fazer a prova, pode reprovar porque o estudo não foi direcionado;

Quarto, investir em todos esses materiais não é barato;

Quinto, você pode estar se iludindo, achando que é um candidato superpreparado por estudar horas a fio, ter um monte de material, mas ainda assim não ser aprovado. Será que você está verificando se o que está sendo estudado realmente está sendo cobrado na prova? Nas horas dedicadas aos estudos, você está realmente aprendendo ou apenas ouvindo ou lendo? Existe uma grande diferença entre aprender efetivamente e apenas consumir muito conteúdo.

Falei mais sobre esse assunto aqui: Além do Material de Fisioterapia para Concursos: Evitando a Armadilha do Acúmulo Ineficaz.

E por que essas ações não garantem sua aprovação em provas de concurso público para o cargo de fisioterapeuta?

A razão é que, se você não tem experiência, habilidade e segurança para montar um plano de ação específico para a prova que deseja prestar, da prefeitura na qual quer trabalhar e elaborada pela banca X, você estudará muito, mas obterá poucos resultados.

Com o conhecimento que adquiri ao longo dos anos e utilizando técnicas que me trouxeram resultados positivos, desenvolvi um método exclusivo que irá te auxiliar a direcionar seus estudos para a aprovação em concursos públicos para fisioterapeutas.

Para saber tudo sobre o curso, que pode te ajudar a alcançar seu sonho de ser um servidor público municipal, acesse o link abaixo:

[SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO]

Espero que tenha gostado deste conteúdo. Até a próxima e bons estudos!

Posts Similares